quinta-feira, 23 de agosto de 2018

CBSI EM 60 ANOS MEMORÁVEIS

Uma Igreja apostólica implementando o Reino de Deus

“E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações e então virá o fim”. (Mateus 24.14)

Após perseverantes esforços evan­gelísticos da Missionária Rosalee Mills Appleby e de outros bandeirantes da fé, em 06 de junho de 1958 foi orga­nizada a amada Igreja, inicialmente nominada Igreja Batista em Barreiro, hoje, Comunidade Batista Shalom In­ternacional.

VISÃO PIONEIRA
A americana Rosalee, missionária da Junta de Richmond (CBB), mulher cheia do Espírito Santo, de fé e deter­minação, sonhava com a implantação de uma grande e poderosa Igreja no Barreiro/BH. Igreja esta, que seria pla­taforma de lançamento missionário de inúmeros obreiros para a grande seara. Igreja missionária no poder do Espírito Santo. Igreja operosa e forte, porque baseada na grandeza e força do Senhor. Igreja com uma visão mis­sionária ampla, altaneira e global.
Assim, nossa Igreja nasceu funda­mentada em um grande sonho mis­sionário. O que no início era sonho e ideais, tornou-se realidade. Além de inúmeras pessoas terem se converti­do conosco e muitas espalharam-se por incontáveis lugares e igrejas, esta Obra continua crescendo nacional e in­ternacionalmente. Os planos de Deus têm se cumprido em nós: levar o Evan­gelho a todo o mundo. “...E este evan­gelho do Reino será pregado em todo o mundo...” Mateus 24.14.

PRIMEIROS PASTORES
Após a organização da Igreja, assu­miram sucessivamente a liderança da mesma, os seguintes obreiros:
l Evangelista Ary Veloso da Siva - 1958/1960.
l Pastor Genecy Jardim Farizel - 1958/1959.
l Pastor Ilton Quadros Cordeiro - 1960/1968.
l Pastor Wilton Araújo Sampaio -
1968/1973.

MINISTRO JOTA MOURA
No dia 1° de dezembro de 1973, foi empossado no pastorado da Igreja Batista do Barreiro, o então Pastor Jo­sibel de Moura Rocha, hoje, Apóstolo Jota Moura, presidente desta Obra. Chegou aqui, após 3 anos de aben­çoado pastoreio na 2ª Igreja Batista de Aimorés. Veio trazido nas asas do Espírito Santo. Assumiu o pastorado, doente. Depois de pedir sinais a Deus, os quais foram cumpridos, dando-lhe plena convicção da direção divina. Curado por Deus, ele foi o idealizador e implantador do que hoje é a Comu­nidade Batista Shalom Internacional. Estabeleceu um ministério pastoral co­legiado, incluindo pioneiramente entre os batistas do Brasil, as mulheres no pastorado.

MUDANÇA DO NOME
Aconteceu numa assembléia da Igre­ja em 14 de outubro de 1979, quando o nome Igreja Batista em Barreiro foi substituído por Comunidade Batista Shalom (acrescentando-se depois, In­ternacional). A mudança fez parte de um plano para o crescimento unido da Igreja, visando alcançar outras regiões e povos. Shalom é a nossa mensagem de paz, pois é da paz do Senhor que todos nós mais necessitamos. Shalom identifica o nosso Deus - Jeová Sha­lom, identifica a nossa filiação divina e a nossa mensagem. Identifica a nos­sa dinâmica eclesiástica de preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Fala também da nossa esperança de um Reino eterno de paz. Este novo nome, portanto, tem uma mensagem global, ampla, geral e irrestrita. Mu­damos o nome, mas não perdemos a nossa identidade e nem as nossas raí­zes históricas.

MENSAGEM DO REINO
Em Janeiro de 1986, após trinta dias de jejum e oração, o ministro Jota Moura teve um grande arrebatamento de espírito, quando no monte com cer­ca de 200 irmãos, Deus lhe mostrou as coisas novas que Ele faria no meio do Seu povo. A partir desta grande expe­riência, as mudanças começaram a acontecer. Nada do que pertencia ao velho sistema religioso deveria perma­necer, pois naquele dia Deus estava começando a fazer coisa nova. As velhas estruturas estavam sendo der­rubadas, a religiosidade vazia estava caindo por terra, e uma grande revolu­ção espiritual começou em nosso meio e simultaneamente em todo povo de Deus. O impacto do poder de Deus foi tão grande, que o ministro Jota Mou­ra esteve em êxtase durante 15 dias, sem comer, sem beber, sem dormir!
O Reino de Deus estava sendo re­velado a nós. Muito mais do que uma simples religião, tornamo-nos um povo comprometido com a mensagem e demandas do Reino de Deus à luz da Bíblia Sa­grada.

PASTORES DA AUSÊNCIA
Em 1995, após o chamado do minis­tro Jota Moura para implantar a CBSI Boston, a então pastora Sandra Mello Rocha, hoje Bispa Sandra, assumiu o pastorado interino da CBSI Sede, sendo efetivada em 1997 e liderou até 2005.
Em fevereiro de 2008, o jovem ca­sal de ministros Wilza Leal P. Lino e Wanderson Lino foram empossados no pastorado da CBSI Sede permane­cendo em sua liderança até 2017.

IGREJA SINGULAR
Com o retorno para o Brasil do ago­ra apóstolo Jota Moura, reconhecido pela ICA (2004), depois de um tempo na implantação da CBSI Memorial, em 1 de dezembro 2017, realizou-se a fu­são da Memorial com a Sede Campus, tornando-se na CBSI Sede Unida sob a titularidade do Ap. Jota Moura.
Somos singulares desde nossa fun­dação, pois fomos a primeira Igreja evangélica fundada no Barreiro. Hoje somos uma Igreja-mãe fértil, agracia­da com muitas igrejas-filhas preciosas.
A CBSI tem sua sede geral no Bra­sil (Belo Horizonte - MG), com bases missionárias nos EUA (Boston - MA); na Bolívia (Sta. Cruz de La Sierra) e na África (Gâmbia).
Não poderia ser diferente, pois uma Igreja plataforma missionária gera obreiros e planta igrejas, enquanto propaga o evangelho do Reino por todo o mundo. Em 2018, comemora­mos 60 anos de história, nosso Jubileu Diamante. Gerações já se passaram, mas a promessa de Deus permanece viva para esta Igreja hoje. Não temos dúvidas de que somos um povo que Deus separou para proclamar o Evan­gelho do Reino. “Nós somos o povo a quem Deus libertou, verdadeira­mente somos livres!”
Estamos sendo restaurados ao pa­drão da Igreja Neotestamentária com Apóstolos, bispos, pastores, presbíte­ros, diáconos e outros ministérios do Reino de Deus. Sabemos que isto é apenas o começo daquilo que Deus prometeu fazer através de nós.
ATÉ QUE ELE VENHA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANDE NO CAMINHO DO REINO

Ap. Jota Moura  “E este evangelho do reino será prega­do no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”...