terça-feira, 9 de outubro de 2018

FILHOS HERANÇA DO SENHOR!



Ap. Jota Moura
“Herança do Senhor são os filhos, o fruto do ventre seu galardão” (Salmo 127.3)

Vivemos numa sociedade em que a terceirização se tornou norma. As empresas, indústrias, hospitais e escolas focam no seu principal negócio. Terceirizam as demais atividades de apoio como transporte, limpeza, logística, alimentação de funcionários, etc. Até aí tudo bem. E quando as famílias começam a entrar nesta onda? Aonde isso nos levará? É só observar um pouco e veremos como isso tem sido feito.

1. PAINEL DE TERCEIRIZAÇÃO DOS FILHOS
• Ao nascer a criança, o banho, a troca de fraldas, as mamadeiras, contrata-se uma enfermeira para cuidar de tudo.
• Para tomar sol ou passear no parquinho, contrata-se uma babá que vai cuidar por nós.
• Ao passear no shopping, usa-se o espaço infantil que diverte as nossas crianças.
• Quando saímos de férias, seja na praia ou em hotel fazenda, quando podemos, escolhemos os hotéis com monitores que brincam, nadam, jogam, alimentam os nossos filhos.
• Para o lazer em casa, o smartphone, o tablet e a TV oferecem programas e entretenimentos ótimos, com games inesgotáveis onde as crianças não se cansam nunca.
• Para comemorar o aniversário do querido filho, os buffets infantis dão conta de tudo: decoração, monitores, programação, alimentação e brincadeira à vontade.
• Para ir para a escola, viva o transporte escolar – que invenção!
• Para educar os filhos, as escolas hoje querem assumir até os papéis dos pais! “Meu filho fica lá tempo integral!”
• Estudar em casa? Contrata-se professores particulares, monitores, aulas de reforço que resolvam essa questão.
• Problemas emocionais quando surgem, psicólogo nele! Procura-se o melhor terapeuta que vai dar um jeito!
• Ensino Espiritual compete exclusivamente à igreja, que deve dar um jeito... é só achar uma Igreja que atraia o filho de modo que os pais possam assistir o culto tranquilamente.
Não é impressionante? Cada item acima tem o seu valor, tem a sua importância, visto que sem eles a vida seria muito mais difícil. Mas quando vemos todo o conjunto, fica nítido que há algo errado acontecendo nas famílias.

2. CRIANÇA NO PROJETO DIVINO
Se estamos terceirizando o cuidado das nossas crianças, é por que elas não são a nossa prioridade. Estamos ocupados demais com a nossa própria vida, nosso sucesso profissional, uma possível promoção, a sonhada prosperidade material, a busca da felicidade pessoal... Com isso não temos nem tempo e nem disposição para nossos filhos. Vivemos uma vida centrada em nós mesmos, a ponto de se tornar comum um casal se perguntar: “Para que ter filhos? Estamos tão bem só nós dois.” Imagine se nossos pais tivessem pensado assim? Nem estaríamos aqui discutindo este assunto...
Lendo Tiago 4:4, aprendemos que se vivermos de acordo com o jeito deste mundo, não estaremos em acordo com Deus. A Bíblia nos desafia a não tomar a forma do presente século, mas que renovemos a nossa mente e nos ofereçamos como um sacrifício vivo a Deus (Romanos 12:1,2). Isso implica abrir mão de aspirações pessoais e buscar o plano de Deus para a nossa vida. Agindo assim, experimentaremos a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável. Sabe qual é essa boa vontade para a família? Uma família vivendo em harmonia, curtindo uns aos outros ao redor da mesa, como descrito nos Salmos (Salmo 128:1-4).

3. FAMÍLIA NO PLANO DE DEUS
Lembre-se da reação indignada de Jesus, quando os discípulos impediram as crianças de se chegarem até ele (Marcos 10:13-16). Ele não ficou só chateado – a palavra usada foi indignado! Deus ama as crianças e criou uma estrutura de proteção para elas: a família. Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para seus filhos (Provérbios 14:26).
Deus quer que os pais reflitam a glória dele na família e que isso seja passado de geração em geração (Deuteronômio 4:5-9). Mas como fazemos isso? Ensinando as crianças no caminho em que devem andar (Provérbios 22:6), incutindo nelas as verdades de Deus quando estivermos assentados em casa, andando pelo caminho, ao deitar, ao levantar pela manhã (Deuteronômio 6:4-9). Enfim, em todo tempo que tivermos com elas. Mas se terceirizamos o cuidado dos nossos filhos... quando conseguiremos transmitir a eles essas verdades?
Uma profecia de Malaquias disse que haveria um tempo, em que os corações dos pais se voltariam para os filhos e os corações dos filhos para seus pais (Malaquias 4:6). Creio que esse tempo profético já chegou para as famílias de Deus.
Será que o seu coração precisa se voltar para seu filho? Para que trabalhar tanto? Para aumentar, ou mesmo manter, o padrão de vida? Será que justifica? Por que gastar a nossa vida em coisas que são inúteis, vazias, pura vaidade, ou como dizia o pregador, correr atrás do vento (Eclesiastes 1:1-11 e 2:1-11). Por que fazemos isso em detrimento de um tempo de qualidade com nossos filhos, com nossa família? Eles são a herança do Senhor para nós, uma recompensa que ele nos dá (Salmo 127:3).

4. EU TENHO UM SONHO
• Edificar uma Igreja que ame e cuide das crianças como Jesus.
• Formar famílias que vivam plenamente o projeto de Deus.
• Discipular pais que assumam a responsabilidade de sacerdotes no lar que eduquem seus filhos nos valores do Evangelho.
• Pais que realizam devocionais diários com sua família.
• Pais que aprendam a liderar células de crianças.
• Pais que ensinam pelo exemplo e sirvam as crianças junto ao ministério King´s Kids.
• Evangelizar crianças de famílias que serão atraídas para os braços do Pai, tendo um encontro real com Deus no Jabokinho.
• Capacitar crianças, cujos pais não sejam convertidos, para o desafio de ganhar para o amor do Pai Celestial, atraindo seus pais para também conhecerem a Deus.
• Uma Igreja formada por famílias funcionais e saudáveis, resultará numa Igreja forte e influente na transformação da sociedade onde está inserida, pela causa do Reino de Deus.
E assim as nossas crianças serão como flechas em nossas mãos, lançadas em direção ao centro da vontade de Deus (Salmo 127:4). E a Shalom CBSI será como um farol para as famílias, mostrando que há Deus presente na Igreja e na família para abençoar a Nação. FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANDE NO CAMINHO DO REINO

Ap. Jota Moura  “E este evangelho do reino será prega­do no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”...