quarta-feira, 28 de novembro de 2018

DIA NACIONAL DE AÇÕES DE GRAÇAS


Ap. Jota Moura

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus para convosco em Cristo Jesus” (1Ts 5.18).

Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano, expressando também carinho pelos seus amigos e familiares. Este é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá.

1. ORIGEM
1) O primeiro Dia de Ação de Graças - foi celebrado nos Estados Unidos em 1620 em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores da vila. Em 1863, Abraham Lincoln (presi­dente na época) anunciou que a quarta quinta-feira de Novembro seria conhe­cida como o Dia Nacional de Ação de Graças.
2) No ano de 1909, Joaquim Nabu­co - embaixador do Brasil nos EUA, assistiu as festividades do Dia de Ação de Graças e, impressionado, declarou: “quisera que toda a humanidade se unisse neste mesmo dia, para um uni­versal agradecimento a Deus”. Assim, no Brasil o presidente Eurico Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças por meio da Lei Federal 781/49.
3) O presidente Marechal Castelo Branco - o regulamentou no ano de 1965, oficializando “a quarta quin­ta-feira do mês de novembro para a comemoração em todo território Na­cional”.

2. CELEBRAÇÃO
1) Depois das colheitas terem sido gravemente prejudicadas - pelo In­verno rigoroso, os colonos em Plym­outh tiveram uma boa colheita de mil­ho no Verão seguinte, em 1621. Para marcar e celebrar a ocasião depois de sucessivos anos complicados no que diz respeito à agricultura, o governador da vila resolveu organizar uma festa no Outono de 1621. Nessa festa par­ticiparam cerca de 90 índios trazendo perus de presente, para serem comidos com patos, peixes e milho. A partir desse ano, na Nova Inglaterra - EUA, em cada Outono era organizada uma festa de gratidão a Deus, por causa das boas colheitas e outras bençãos divinas.
2) O Dia de Ação de Graças é um feriado familiar - onde é normal re­alizar-se longas viagens para que os parentes estejam reunidos. Outra grande tradição deste feriado é a comi­da. As famílias celebram este dia com muita fartura gastronômica, onde tipi­camente se come peru (por isso tam­bém é conhecido como Turkey´s Day - Dia do Peru), batata-doce, purê de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, entre muitas outras cois­as da boa culinária. Em alguns países, o Dia Nacional de Ações de Graças é celebrado por milhares de famílias em cultos especiais nas igrejas.
3) O Dia de Ação de Graças é tam­bém muito conhecido - por grandes desfiles em diversas cidades. No Dia de Ação de Graças também é disputado um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados nos Estados Unidos. A Sexta-feira depois do dia de Ação de Graças é conhecida como Bla-ck Friday (Sexta-feira Negra, em por­tuguês). Nesse dia, várias lojas fazem promoções surpreendentes, e por esse motivo ficam superlotadas e faturam seus estoques com preços promociona­is abaixo de 50%.

3. GRATIDÃO CBSI
1) Devemos agradecer a Deus pelo que não pedimos e recebemos - Agra­decer é ainda difícil porque muitos es­tão na situação em que as coisas más parecem sobrepujar as boas. Ficamos tão desapontados com a vida. É tanto problema que não conseguimos imagi­nar alguma coisa boa para agradecer a Deus. O sentimento de gratidão deve se infiltrar no nosso cotidiano, fazer par­te natural de nossas vidas. A gratidão desinteressada abre mais portas do que supomos, e o sentimento de gratidão a Deus não se resume ao que pedimos e recebemos e não pedimos e recebemos.
2) Devemos agradecer a Deus pelo que pedimos e recebemos - Deus é o sumo benfeitor que nos concede bênçãos sem conta. A Ele devemos ren­der graças e louvor. Devemos agrade­cer a vida, a esperança da salvação em Cristo; agradecer a força para vencer as tentações e dificuldades. Hoje, não deixe de parar um pouco e agradecer. Esqueça as preocupações e pense nos motivos de gratidão. Deus se agrada de um coração agradecido. No livro de Efésios 5.20, o apóstolo Paulo nos ad­moesta a “dar graças por tudo”.
3) A Igreja CBSI celebra o Dia de Ações de Graças - em seu calendário anual, seguindo a boa tradição de “con­tar as bençãos da divina mão” agrade­cendo a Deus e também às pessoas que durante o ano em curso, foram benev­olentes conosco. Nem sempre as pes­soas se lembram de agradecer a Deus por suas bênçãos. Dar graças a Deus não é algo tão fácil e simples. É preci­so disciplinar o coração! A prática tem demonstrado que a nossa tendência é sempre pensar que merecemos as cois­as boas que temos. Temos inteligência, criatividade, habilidade, capacidade para realizar e trabalhamos muito! Por que agradecer pelo que somos e pelo que temos? Porque tudo nos foi dado por Deus! Na maioria das vezes nos es­quecemos de agradecer o que Deus nos têm dado.
Porém, o sentimento de gratidão a Deus vai muito além do que pedimos e recebemos pois deve expressar-se so­bretudo em louvor, adoração e serviço consagrado à glória de Deus e fideli­dade à Sua Igreja. Gratidão é virtude de pessoas centradas em Cristo e de ego crucificado. No domingo subsequente ao “Dia” celebremos a gratidão com ação de graças juntos diante de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANDE NO CAMINHO DO REINO

Ap. Jota Moura  “E este evangelho do reino será prega­do no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”...