sexta-feira, 1 de março de 2019

BASILEIA APOSTÓLICOS MINISTÉRIOS INTERNACIONAL


“Por isso, Deus disse em Sua sabedoria: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos...” Lc. 11:4.


       A Rede Basileia Ministérios Apostólicos Internacional (Basileia Apostolic Ministries, Inc.) nasceu da aliança de comunhão, comunicação e cobertura entre líderes com ministérios reconhecidos e igrejas cristãs que buscam o cumprimento da promessa dos “tempos da restauração de todas as coisas, dos quais Deus falou pela boca de todos os Seus santos profetas, desde o princípio.” (At. 3:21).

HISTÓRICO
       A Rede Basileia Ministérios Apostólicos Internacional/BAMI foi organizada e registrada em Boston/MA – USA, 2004, através da visão, chamado e mandato de Deus dados ao apóstolo Jota Moura Rocha, membro da ICA – International Coalition of Apostles (Coalisão Internacional de Apóstolos), fundada pelo saudoso apóstolo Dr. Peter Wagner.
Dr. Peter Wagner declara: Toda vez que Jesus começou a edificar Sua Igreja em um novo modo durante a história, Ele providenciou novos odres. Enquanto Ele estava na terra disse que tal coisa seria necessária:
Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.” (Mt. 9:17)
O crescimento da Igreja em todas as épocas é em parte a história de novos odres. A Igreja cristã, desde que o terceiro milênio começou após o ano 2000, tem entrado em uma nova fase. É a era da restauração apostólica do século XXI.
Essa Nova Reforma Apostólica, como tem sido chamada é uma obra extraordinária de Deus, inaugurada no final do século XX. Ela está num sentido mais amplo, mudando a forma do Cristianismo Protestante em todo o mundo.
Por quase 500 anos, igrejas cristãs têm largamente funcionado dentro de estruturas denominacionais de um jeito ou de outro. Particularmente nos anos 90, mas tendo raízes voltadas para quase um século, novas formas e procedimentos operacionais, estão agora emergindo em áreas como: governo da Igreja, relacionamento entre igrejas, finanças, evangelismo, missões, capacitação e seleção de lideranças, o papel do poder sobrenatural, adoração e outros aspectos importantes da vida cristã. 
Algumas destas mudanças estão acontecendo até dentro das denominações históricas, porém, a maior parte delas estão tomando a forma de livres redes estruturais apostólicas. Virtualmente, em cada região do mundo, estas novas igrejas apostólicas constituem-se no seguimento de crescimento mais rápido da Cristandade na atualidade.
Assim cremos também e reiteramos as palavras do Apóstolo-Profeta Rony Chaves, de Costa Rica que disse: O Século passado foi marcado pela Terceira Onda do Espírito Santo.  E no meio desta onda, Deus avisou por Seus profetas, que viria ao mundo a Onda Apostólica. Esta seria a onda mais gigantesca que se tem memória, desde os primeiros dias da Igreja de Cristo. Deus quer repartir com Seu povo, o Espírito Apostólico de Jesus Cristo neste tempo. Esta unção levará a Igreja a caminhar como o fez Jesus: debaixo dos desejos, propósitos e da vontade do Pai Celeste. Isto levará a Igreja a realizar a Grande Comissão do Senhor, trazendo um impacto de evangelização em todas as nações da terra. Esta Onda do Espírito Santo trará sobre a Terra uma Nova Reforma Apostólica. Desta maneira, o Espírito Santo realizará coisas maravilhosas e extraordinárias, como:
1)  Levantará milhares de apóstolos em todas as nações.
2)  Dará à Igreja o Espírito Apostólico de Cristo.
3)  Restaurará o Governo Teocrático e Apostólico no Corpo de Cristo.
4)  Trará a onda de milagres e sinais mais impressionantes que se tem visto até agora.
5)  Fará da Igreja uma grande Companhia Apostólica do Reino de Deus.
6)  Anulará e afastará Satanás de seu governo entre os povos da terra.
7) Trará todos os planos, projetos e estratégias divinas do Céu para a Igreja na terra, afim de completar a tarefa inacabada e receber Cristo, em glória, majestade e poder, na Sua vinda para revelar a plenitude do Seu Reino Eterno.

FUNDADORES
Dr. Jota Moura Rocha é o Presidente da Comunidade Batista Shalom Internacional/CBSI - uma rede eclesiástica de ministros(as) e igrejas apostólicas e pastor sênior na CBSI Sede em Belo Horizonte/MG - Brasil, juntamente com sua esposa pastora Larissa Sybely Coelho Rocha. Ele tem exercido ao longo de sua vida um ministério apostólico-profético, com grande ênfase no ensino da Palavra de Deus capacitando líderes, no evangelismo, na plantação de Igrejas, nas missões e ação social.
O casal de bispos, Edmar Rocha da Silva e Maria Auxiliadora da Silva foram coadjuvantes na fundação e composição da primeira diretoria da Rede Basileia desde a sua fundação. Os mesmos vêm trabalhando em parceria produtiva e fiel, ao lado do apóstolo Jota Moura Rocha, por mais de quatro décadas no ministério da Comunidade Batista Shalom Internacional/CBSI.
Implementando a visão de uma Igreja Apostólica comprometida com as demandas e valores do Reino de Deus desde a fundação BAMI, organizou-se um Colégio Apostólico composto por bispos do Ministério CBSI, que ocupam o papel de conselheiros coadjuvantes do Apóstolo sênior, a saber: Bp. Edmar Rocha, Bp. Sebastião Valadares, Bp. Hermes da Gama, Bpa. Sandra Rocha, Bp. João Borges, Bpa. Maria Auxiliadora, Bp. José Adão, Bp. Nilson Aires e Bp. Mateus Alves.

VISÃO
O ofício de apóstolo na atualidade, começou a ser reconhecido e estabelecido por uma crescente e extensa faixa do Corpo de Cristo a partir da década de 1990. No ano 2000, o ofício de apóstolo foi firmado e estabelecido em seu devido lugar, através de numerosas Igrejas da Restauração Apostólica.
Conforme as Escrituras Sagradas do Novo Testamento, destacando os seguintes textos: “Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,  edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina;  no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.” (Ef. 2:19-22).
“Ora, vós sois Corpo de Cristo, e individualmente Seus membros. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro lugar mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos? Mas procurai com zelo os melhores dons.” (1 Co. 12:27-31a).
“E Ele mesmo deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres. (Ef. 4:11).
Em virtude da multiplicação mundial de Igrejas na visão apostólica, indivíduos vêem sendo reconhecidos por Igrejas e Ministérios Cristãos como apóstolos. Igrejas e Ministérios estão alinhando-se através de relacionamentos e mútua comunicação, na busca de estruturas apostólicas (odres novos), em suas próprias nações e também internacionalmente.
Estas estruturas operam nos princípios de mútua colaboração e comunhão, cobertura apostólica, estreita comunicação e respeito à visão ministerial de cada igreja e ministério.
Para a Rede (network) BASILEIA, a autonomia de cada Ministério e Igreja associados são intocáveis. Cremos que qualquer responsabilidade e supervisão apostólica transministerial e eclesial deve ser estritamente bíblica, espiritual e relacional, não exercendo autoridade legal (exceto, na rede onde se exerce apostolado sênior) sobre quaisquer ministérios e igrejas parceiras, sendo esta uma cobertura espiritual sem controle administrativo, porém natural e voluntariamente reconhecida, jamais imposta. A Rede Basileia Ministérios Apostólicos Internacional facilita a comunhão, comunicação, cooperação, reconhecimento e credenciamento entre seus parceiros de relacionamentos através de: amizade, associação, cobertura e aliança. Vale salientar que a Rede (network) BASILEIA não é uma organização exclusiva, desde que muitos outros grupos, com a mesma visão apostólica estão se organizando em diferentes modelos e partes do mundo.
Temos muito prazer em promover a Rede Basileia Ministérios Apostólicos Internacional/BAMI como uma resposta ao que o Espírito Santo, atualmente está dizendo às Igrejas no Século XXI.

A visão fundamental de BASILEIA Ministérios Apostólicos Internacional
é completar rapidamente a grande comissão de Jesus Cristo
pela proclamação do Evangelho do Reino a todo mundo
fazendo discípulos de todas as nações.

Nada que se faça na Rede (network) BASILEIA pode eclipsar ou entorpecer esta visão essencial: “A evangelização mundial é a batida que está pulsando no coração dos verdadeiros Apóstolos, aonde quer que se encontrem.” (Dr. Peter Wagner)
Acelerar o avanço e implementação do Reino de Deus na terra é a nossa mais alta prioridade.

MISSÃO & PROPÓSITOS
A Rede (network) BASILEIA define sua missão e propósitos nos seguintes termos:
1)    Estruturar, desenvolver, promover e identificar oportunidades magníficas para o nível-igual de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres (Ef. 4.11) se encontrarem uns com os outros, para construírem relacionamentos, interagirem uns com os outros a nível regional, nacional e internacional, fornecendo credenciamento para os associados da Rede com níveis de relacionamento de cobertura e aliança.
2)    Criar e implementar veículos de comunicação e mídia como rádio, tv, jornal e editora; associação de capelania Basileia, rede de empreendedorismo Market Place Ministry e outros, para facilitar a interação, fortalecimento e unidade entre os diversos tipos de obras e ministérios apostólicos e proféticos na atualidade.
3)    Catalizar e estimular parcerias para o desenvolvimento de estratégias criativas, combinando esforços apostólicos de forma extensa, com possibilidade fundamental de cumprir a grande comissão de Jesus em nossa geração.
4)    Unir e manter o mais alto padrão possível de caráter e integridade pessoal e operacional, na metodologia de trabalho e relacionamento entre os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, e outros ministérios associados.
5)    Estabelecer e fortalecer parcerias para a implementação do Reino de Deus através do alcance de cidades, territórios, nações e grupos étnicos pela plantação de igrejas, preferencialmente, entre pessoas e grupos não alcançados.
6)    Estabelecer, fortalecer e implementar atividades e ministérios de: comunhão e edificação, educação e ensino, literatura, mídia em geral, intercâmbio de ideias e informações, ministração profética pessoal e corporativa, promoção de seminários, conferências, retiros e workshops, cursos de capacitação para capelães voluntários em apoio à supervisão e cobertura apostólica aos que assim requisitarem.
7)    Promover a integração dos mais variados ministérios cristãos cross-culturalmente, abrigando as novas manifestações eclesiásticas que o Espírito Santo está promovendo em nosso tempo, inclusive nos mercados de trabalho.

FÉ & CONDUTA
Julgamos essencial que os membros da Rede Basileia Ministérios Apostólicos Internacional/BAMI, sejam sedimentados juntamente em um lugar comum da fé cristã fundamental, seguindo a doutrina bíblica, como parâmetro teológico da organização.
A Rede Basileia Ministérios Apostólicos Internacional se autodenomina teologicamente como evangélica, do ramo protestante puritano do Cristianismo.
Adere ao Credo Apostólico e ao corpo de doutrinas da Reforma Protestante do Século XVI, assim definido em sua essência:
-             Cremos e confessamos a autoridade das Escrituras Sagradas, como única regra de fé e prática na vida do cristão.
-             Cremos e confessamos a justificação pela fé em Cristo Jesus e o sacerdócio universal dos cristãos convertidos.
-             Cremos e confessamos que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, e que Jesus Cristo foi nascido de uma virgem, viveu fazendo o bem, morreu crucificado, sepultado, mas ressuscitou fisicamente dentre os mortos e ascendeu aos Céus, assentando-se à direita do Pai, de onde virá pela segunda vez com poder e grande glória.
-             Cremos e confessamos que o indivíduo para ser salvo necessita de um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, mediante o arrependimento e a confissão d’Ele como Seu Senhor e Salvador, o que determina a certeza de vida eterna e seu destino final.
-             Cremos e confessamos que o cumprimento do grande novo mandamento e da grande comissão de Jesus Cristo, de fazer discípulos de todas as nações é o foco central da Rede (network) BASILEIA, até que ELE venha.
A Rede Basileia Ministérios Apostólicos Internacional sustenta ainda, padrões éticos e morais fundamentados em princípios e valores bíblicos para cada área da vida. Tornar-se membro do Basileia Ministérios Apostólicos Internacional requer um compromisso de cada indivíduo, em aderir os padrões de Deus revelados na Sua Santa Palavra (Bíblia) para a conduta e estilo de vida. Acreditamos que isto se aplica a todas as áreas da vida de um cristão convertido.


RECONHECIMENTO BAMI       
       Deve ser entendido que a Rede Basileia:
Ø Não faz por moto próprio, ordenação de sua membresia e nem comissiona ninguém como apóstolo ou qualquer outro ministério, exceto, a pedido do ministério apostólico fundante ou associado. Através de seus seminários e conferências oferece educação continuada para seus associados, apóstolos e outros ministérios reconhecidos.
Ø Para tornar-se membro como apóstolo ou qualquer outro ministério reconhecido, a pessoa deve ser confirmada como tal, pela sua capacidade reconhecida e abonada por outros, especialmente pelo grupo que lidera e ministra.

Ø Somente aqueles que têm sido previamente reconhecidos pela Igreja e Ministério que lideram, como tendo o dom e o ofício de apóstolo, bem como outros dons ministeriais, são aceitos como membros associados. Este reconhecimento vem através do grupo ministerial onde serve, e é mantido pela rede de obras eclesiásticas em particular, ou pelo ministério apostólico que conferiu a ordenação ou comissionamento apostólico. 

MEMBRESIA
       Podem tornar-se membros associados da Rede Basileia Ministérios Apostólicos Internacional/BAMI:
-   Indivíduos (homens e mulheres) que tenham sido reconhecidos por um significante segmento da igreja, sendo incluídos no igual-nível dos apóstolos, que tenham Dom e Ofício de Apóstolo e que estejam ministrando na dimensão deste Dom.
-   Indivíduos (homens e mulheres) que tenham o ministério de profetas, evangelistas, pastores e mestres e sejam reconhecidos pelo exercício destes ministérios, dentro de algum seguimento da igreja cristã.
-   Empresários do Reino (Market Place Ministry) que estejam exercendo algum ministério nos mais variados mercados de trabalhos existentes.
-   Missionários(as); Cantores(as); Líderes de organizações cristãs e ministérios para-eclesiásticos, Diretores de agências missionárias, Presidentes(as) de Associações Beneficentes Cristãs, Líderes e ministros(as) de Louvor e Adoração e Intercessores(as).
Em outras palavras, pode se tornar membro associado da Rede (network) BASILEIA: pastores e mestres; evangelistas e profetas e apóstolos, assim classificados:
ü  Apóstolos verticais: Aqueles que são líderes de outras redes apostólicas e presidem comunhões eclesiásticas de igrejas.
ü  Apóstolos multi-ministeriais: Aqueles que operam como Apóstolo-profeta; Apóstolo-evangelista; Apóstolo-pastor; Apóstolo-mestre.
ü  Apóstolos Horizontais: Aqueles que são vozes apostólico-proféticas, com influência e atuação reconhecidas, nas áreas não somente eclesiásticas, mas também sociais, políticas, econômicas e midiáticas.
ü  Apóstolos de cidades: Aqueles que são Ministros(as) apostolicamente influentes, formadores de opinião reconhecidos em suas cidades e país onde servem.

NÍVEIS DE RELACIONAMENTO
1) Relacionamento de Amizade - Confere ao amigo da Rede Basileia o direito de receber e participar:
§ Convites às várias conferências no decorrer do ano.
§ Boletins mensais via internet com ensinamentos apostólicos de ajuda para edificar o Reino de Deus.
§ Oportunidade para estabelecer relações de amizade com outros ministérios e redes apostólicas.
§ Assistência livre a nossas Reuniões Apostólicas BAMI e ministração pessoal.
§ Contribuição Anual: estabelecida de acordo com a realidade monetária de cada pessoa.
§ A membresia a nível de Amizade é obtida através de uma solicitação oficial à liderança da Rede (network) BASILEIA.

2)  Relacionamento de Associação - Confere ao associado da Rede BAMI o direito de participar:
§ Todos os benefícios da Relação de Amizade.
§ Será um autêntico sócio da Rede BAMI.
§ Receberá periodicamente fitas com ricos ensinamentos apostólicos e proféticos para sua edificação.
§ Convites a retiros e conferências especiais, com preletores e grupos seletos de ministérios apostólicos.
§ Contribuição Anual: estabelecida de acordo com a realidade monetária de cada pessoa.
§ A membresia a nível de Associação é feita por referência de um membro associado ativo da Rede (network) BASILEIA.

3)  Relacionamento de Aliança e Cobertura – Confere ao aliançado da Rede BAMI a plenitude de:
§ Todos os benefícios dos Relacionamentos anteriores.
§ Consultas à Equipe Apostólica BASILEIA de forma individual.
§ Apoio e cobertura espiritual aos que assim solicitarem, através de sua Equipe Apostólica.
§ Aconselhamento ministerial e pastoral com a equipe apostólica BASILEIA.
§ Uma relação de cobertura espiritual personalizada.
§ Reconhecimento e credenciamento ministerial BAMI.
§ Mentoreamento apostólico pessoal e direto.
§ Contribuição: Honra apostólica (Dízimo) do(a) Ministro(a) aliançado.
§ Este nível de relacionamento somente é possível para Ministros(as) que tenham um relacionamento pessoal com o Apóstolo Sênior e Bispos fundadores da BASILEIA, devendo haver uma entrevista pessoal.

O processamento é feito através do escritório internacional da Rede (network) BASILEIA em Belo Horizonte/MG - Brasil, sendo que as decisões são tomadas caso a caso, tendo como base as solicitações a serem atendidas. Rua Joaquim de Figueiredo, 332 – Barreiro/BH – Cep 30640-090 – Brasil - Fone: (31) 33843344 – E-mail: contato@basileiaministries.net
O cadastro/aplicação Rede Basileia deverá ser preenchido pelo(a) candidato(a) para que a sua inscrição seja aceita. Este processo implica em devolver o cadastro/aplicação preenchido, bem como o pagamento da taxa de inscrição para o membro associado que uma vez aceito, terá direito a uma identidade eclesiástica de membro associado, renovável anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BASILEIA APOSTÓLICOS MINISTÉRIOS INTERNACIONAL

“Por isso, Deus disse em Sua sabedoria: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos...” Lc. 11:4.         A Rede Basileia Ministérios Ap...